Com dois anos recém-completados, touro tem excelentes resultados em pista e destaca-se pela extrema docilidade e pelo seu consistente pedigree

 

A Select Sires do Brasil (SSB) formalizou nesta semana a contratação do touro Império AVLA. Além dos excelentes resultados em pistas de julgamento pela sua correta conformação, o touro destaca-se pela extrema docilidade e pelo seu consistente pedigree.

Com dois anos recém-completados, Império foi aprovado no Pré-teste e já está na Central Bela Vista para iniciar sua carreira como reprodutor da raça Gir Leiteiro e agregar à Bateria Leite Nacional da Select Sires.

“Em breve, estará disponível o sêmen do Império AVLA, do qual as principais características são a precocidade, o temperamento, a conformação e a produção de muito leite”, destaca Felipe Escobar, Gerente de Produto da SSB.

A genética do Império é a união de Fardo FIV F Mutum com a Duplicata AVLA, vaca com controle leiteiro oficial de 11.335 kg na sua primeira lactação e com valor genético de 1530,58 Kg, segundo a Embrapa/ABCGIL.

Sua mãe também foi campeã vaca jovem da pista e no torneio leiteiro, em Sete Lagoas no ano de 2014, sendo o melhor úbere em ambos. Foi também Reservada Grande Campeã e Campeã Fêmea Jovem do torneio leiteiro de Belo Horizonte em 2014, com 45,700 kg por dia e terminou o ano como a vaca número um no ranking mineiro de fêmeas jovens para torneios.

Para título de comparação, a avó materna de Império, Ankara FIV AVLA, se destaca com controle leiteiro oficial de 8.347 kg na primeira lactação e possui valor genético de 1518,12 kg, segundo os dados da Embrapa/ABCGIL. O que evidência uma evolução produtiva a cada geração.