Genética de ponta para gado de corte eleva a produtividade ao patamar americano

 

Com o maior rebanho de bovinos de corte do mundo, o Brasil tem o desafio de manter a qualidade de sua produção.

Com o crescimento da pecuária nacional, os pecuaristas passaram a demandar por informações mais detalhadas sobre os seus rebanhos, como inclusão das avaliações genéticas de matrizes e produtos, além dos touros.

A Select Sires do Brasil (SSB), maior cooperativa de comercialização de sêmen bovino do mundo, aposta no melhoramento genético para oferecer o melhor material para os parceiros e clientes, incluindo um Selo de Fertilidade.

A aquisição dos touros importados com a melhor genética disponível no mercado, oferece material de ponta para os produtores brasileiros, elevando a produtividade ao patamar americano.

A maior rentabilidade da atividade pecuária está na aplicação de tecnologias de alto resultado com baixo custo, e entre estas tecnologias, o melhoramento genético figura como uma das principais.

Com sede em Porto Alegre e atuante no mercado brasileiro desde 2011, a SSB conta com alguns dos maiores e melhores programas particulares de melhoramento genético e de alta fertilidade para gado de corte.

Fertility Verified

A Select Sires conquistou a reputação por ter o sêmen mais fértil do mercado de inseminação artificial junto a produtores de leite e carne em todo o mundo. Essa vantagem em fertilidade foi consistentemente validada por todos os sumários americanos de gado leiteiro (comparações de fertilidade americana – Sire Conception Rate "SCR") dos últimos 20 anos.

A SSB, acompanha a tendência de, cada vez mais, agregar alta tecnologia aos seus produtos e serviços, com intuito principal de fazer com que os consumidores de genética colham os melhores resultados em desempenho e atendimento, como destaca o responsável pelo setor de gado de corte da SSB, Breno Cunha.

"Na genética de corte, temos como principal diferencial o fator de somente trabalharmos com touros participantes de programas de avaliação e estes ocuparem os primeiros lugares nos rankings de cada programa. Após passar por constantes análises laboratoriais e manter o mesmo rigoroso padrão de qualidade do nosso sêmen de touros leiteiros, os touros de corte são testados no campo tanto nos EUA como no Brasil. Usando os dados de concepção juntamente as análises de controle de qualidade, os touros de corte são designados como "Fertility Verified" quando os dados de campo indicam fertilidade acima da média juntamente a padrões de qualidade espermática que a empresa líder de mercado não abre mão".

A seleção de material, tanto nacional como importada, tem o objetivo de entregar alto desempenho comprovado por DEP  (Diferença Esperada na Progênie) de programas oficiais. A DEP prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. Dentre os animais de elite para gado de corte, a SSB conta com genética 7AN473 LEGENDARY, 7AN443 BRONC e 7AN451 FLAT TOP (angus), e, em destaque para alto desempenho em produção e fertilidade em inseminação artificial em tempo fixo (IATF), 7AN395 FORTRESS, AN007 GLOCK, 7AN476 ALL PROFIT.

"Fertilidade para a SSB, é pré-requisito para um touro estar congelando sêmen, porém temos um Selo de Fertilidade com um programa que avalia resultados a campo com relação saúde do sêmen por partida, e assim temos a certeza que buscamos acima de tudo, alta rentabilidade para nossos clientes e parceiros", enfatiza Cunha.

Visando entregar ao produtor brasileiro a genética mais avançada a um custo competitivo, a Select Sires do Brasil vai levar sua genética de elite para a Expointer 2019, de 24 de agosto a 1 de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio, RS.